CNA OAB – Consulta, Situação Cadastral, Inscrição, Aplicativo CNA

Os estudantes bacharéis, clientes e até mesmos advogados atuantes, já precisam ficar ligados à plataforma online da CNA OAB 2020. Esta ferramenta possibilita uma consulta detalhada com todas as informações do profissional atuando como advogado.

Estamos falando do Cadastro Nacional dos Advogados, que é muito almejado pelos candidatos que participaram da prova da OAB. Portanto, se ainda tem dúvidas sobre como ele funciona ou deseja saber o que é preciso para se cadastrar, saiba que o nosso artigo será de grande ajuda!

Abaixo separamos uma série de informações interessantes relacionadas à CNA OAB. Por isto, continue acompanhando atentamente o conteúdo adiante e não deixe que nenhuma dica interessante passe despercebida. Vamos lá!

CNA OAB 2020

O Cadastro Nacional de Advogados, como já diz o nome, é um cadastro voltado para os estudantes bacharéis de advocacia que foram aprovados no Exame da Ordem (OAB) e clientes que buscam informações sobre o seu advogado, por isto também é conhecido como CNA OAB.

CNA OAB

Através dele é possível consultar a situação cadastral de um advogado, permitindo saber se ele está realmente cadastrado ou não.

Melhor dizendo, todos os candidatos que passam no Exame da Ordem recebem um número de CNA. Esta numeração representará o vínculo entre o profissional que está se formando em direito e a sua carreira profissional na área. E o melhor de tudo é que o processo de consulta pode ser realizado rapidamente através do site da Ordem dos Advogados do Brasil.

O banco de dados do Cadastro Nacional dos Advogados possui um dos sistemas mais seguros do Brasil e passa por atualizações automáticas periodicamente. Em resumo, o CNA OAB serve para:

  • Consultar registro
  • Verificar regularidade do cadastro
  • Visualizar a área de atuação do advogado
  • Consultar seccional
  • Entre outros.

Atualmente, vários casos de pessoas que se passaram por outras ou usaram informações falsas para exercer a profissão de advogado ilegalmente foram descobertos, graças a fiscalização intensa realizada.

Consulta CNA OAB Online

Uma das principais vantagens da CNA OAB é disponibilização da consulta online, através de seu site. Com ela, os advogados e clientes tem muito mais facilidade e praticidade ao pesquisarem a situação junto ao Cadastro Nacional dos Advogados.

Se você está aí se perguntando como funciona este procedimento, basta acompanhar o tópico a seguir, onde explicaremos como realizá-lo rapidamente. Vamos lá:

CNA OAB
  • Acesse o site https://cna.oab.org.br/;
  • Preencha com o Nome;
  • Nº de inscrição;
  • Selecione a Seccional;
  • Escolha o Tipo de Inscrição
  • Clique em Pesquisar.

Em seguida serão mostradas todas as informações relacionadas a OAB 2020 sobre o consultado em questão.

Aplicativo CNA OAB

Além disso, existe também a possibilidade de fazer esta consulta através do aplicativo CNA OAB para dispositivos móveis. O procedimento será basicamente o mesmo que o realizado no site, bastando possuir o aplicativo em seu smartphone.

CNA OAB

Confira abaixo o link para download:

Google Play (Play Store)

  • https://play.google.com/store/apps/details?id=br.org.oab.cna&hl=pt_BR

Itunes (App Store)

  • https://itunes.apple.com/br/app/cna-cadastro-nacional-dos-advogados/id723867664?mt=8

Pronto! Seguindo o rápido guia explicativo que elaboramos acima, você conseguirá realizar a consulta completa dos dados de um determinado advogado. Caso esteja encontrando alguma dificuldade, confira se não cometeu nenhum erro no preenchimento dos dados.

Tipos de Inscrição

Existem basicamente 3 tipos de inscrição que pode ser consultado na CNA OAB. Abaixo explicaremos melhor a respeito de cada uma delas:


Advogado Registro destinado aos advogados vinculados a OAB. Com ele o advogado estará apto para exercer profissão em todo território nacional, representando judicialmente seus clientes em casos jurídicos.


Estagiário – Este é um registro obrigatório a todos os alunos bacharéis em direito. Ele é essencial para a todos os estudantes no momento do estágio exigido pelas Universidades de Ensino Superior.


Suplementar – São basicamente os registros OAB por estado. Por exemplo: caso o número de inscrição seja de São Paulo e você precise atuar em outro estado, será preciso tirar um novo número. Esta nova numeração será chamada de Inscrição Suplementar.


Estes são os três tipos de inscrição possíveis durante a consulta no Cadastro Nacional dos Advogados, é importante sempre consultar pois as inscrições são alteradas frequentemente.

Como alterar dados no CNA OAB

Para atualizar o cadastro de seu CNA OAB será preciso acessar o site da Ordem dos Advogados (OAB) de seu estado. Ao realizar o seu login, no menu disponível, localize a opção referente à “Atualização Cadastral”.

E para que você entenda melhor, abaixo elaboramos um guia-explicativo com base na plataforma online do OAB SP. O procedimento vai ser basicamente o mesmo para todos os outros estados. Vamos lá:

Em caso de alteração de nome ou correção do mesmo, o advogado precisará apresentar documento obrigatório. A documentação envolve certidão de nascimento, casamento, adverba, brochura para averbação e o preenchimento dos formulários no site.

Melhor dizendo:

CNA OAB
  • Realize seu login no site OAB SP;
  • Acesse a área “Comissões”;
  • Em seguida vá em “Seleção e Inscrição” > “Formulários” > “Cadastro”;
  • Por fim, clique em “Formulário – Cadastro 2019”.

Caso preferir, dirija-se ao atendimento presencial na Subseção onde o advogado é inscrito ou na Secional. Lembrando que todas as informações acima foram retiradas do site da Ordem dos Advogados de São Paulo e o procedimento será basicamente igual para as outros estados.

Depois de ter acompanhado as informações para consulta CNA OAB , esperamos que todas as dúvidas tenham sido esclarecidas. Mas caso tenha alguma pergunta a fazer, deixe-a em um comentário abaixo e aguarde que responderemos assim que possível.

Comente